foco nos estudos

Dificuldade para manter o foco nos estudos? Confira estas 5 dicas

Seja para obter êxito em um vestibular ou para conquistar a tão almejada vaga no concurso público, o estudante precisa ter foco nos estudos e uma rotina equilibrada, que exige comprometimento e planejamento. Mas nem sempre é fácil manter o foco nos estudos por causa das obrigações diárias e das distrações.

Não por acaso, a concentração é uma missão complicada para parcela expressiva dos concurseiros. Mas não se preocupe. Com o intuito de solucionar essa questão, reunimos abaixo as 5 principais dicas que ajudarão você a ter a devida concentração, garantindo melhores resultados.

1. Elimine as possíveis distrações

O primeiro passo para conseguir aperfeiçoar a performance e manter o foco nos estudos é identificar quais são os possíveis objetivos de distração. Preste atenção em todo o ambiente e perceba quais fatores interferem, mesmo que indiretamente, na concentração. Às vezes, um simples ruído pode perturbar todo o processo, arruinando os estudos.

Após a descoberta, elimine esses elementos. E não se esqueça: o acesso ao WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn e demais redes sociais estão proibidos no horário do estudo. Se possível, desligue o celular para que não haja interrupções. Tal indicação também é válida para televisão e outros aparelhos capazes de prejudicar o desempenho.

2. Organize o ambiente de estudo

A organização do ambiente está ligada à questão da concentração. Segundo pesquisadores, de forma geral, a desorganização atrapalha o funcionamento do cérebro, gerando estresse e a atenção que deveria ser destinada aos estudos é direcionada ao caos do espaço.

Em contrapartida, um local ordenado e estruturado contribui com a tranquilidade e com o bem-estar, o que facilita o aprendizado e ajuda a não desviar o foco. Portanto, antes de começar a estudar, arrume o espaço e deixe-o propício para a realização da atividade.

3. Use a escrita para não perder o foco nos estudos

A leitura obrigatória, pode ser uma atividade desestimulante, contribuindo para o desvio da atenção. Contudo, existe uma prática simples e efetiva, capaz de cortar essa característica: escrever.

Segundo profissionais da educação, a escrita é uma forte aliada nos estudos, pois ela não apenas auxilia no processo de memorização e entendimento, como também deixa o estudante mais atento.

Obviamente, a dica é extremamente útil para os concurseiros, que deparam-se com inúmeras apostilas, abordando disciplinas distintas. Então, adote o hábito de estudar, não só lendo, mas também escrevendo.

4. Respeite as pausas para descanso

Não é novidade que aqueles que buscam conquistar uma boa colocação em processos seletivos estudam arduamente, quase sem interrupções para o descanso. Mas nem todos sabem que estudar em excesso pode afetar a saúde, prejudicando a concentração.

O motivo é simples de entender. Após passar horas compenetrado nos estudos, a capacidade de reter informações diminui, o que afeta o desempenho geral. A partir desse momento, tudo vira motivo de distração. Um simples inseto, por exemplo, é capaz de desviar o foco nos estudos.

Por isso, não deixe de incluir pequenos intervalos em seu estudo. Tire um tempo para esticar as pernas, para tomar uma água, lanchar ou simplesmente para relaxar. Você vai perceber melhoras em sua concentração e melhorias na produtividade.

Realizar atividades físicas, ter uma boa noite de sono e controlar a alimentação também são aspectos que ajudam os estudantes a ter foco nos estudos, contribuindo sobretudo com a manutenção de uma vida saudável.

5. Crie um cronograma

Às vezes, são tantas disciplinas para serem vistas em um período relativamente curto, que o estudante fica perdido, sem saber por onde começar. Quando se nota, ele gastou um tempo considerável apenas para se organizar em relação ao material.

E o pior: ao iniciar o estudo, ele ainda fica disperso, pois está apreensivo com o tempo. O resultado é um aprendizado superficial e ineficiente. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que você monte previamente um cronograma, com datas e horários de estudos e as respectivas matérias.

Gostou do conteúdo e quer mais informações sobre como otimizar o estudo, garantindo a aprovação? Basta curtir a nossa página no Facebook.

Comments (1)

  1. Para quem tem vontade de passar em um concurso público minha dica é seguir os conselhos de um especialista que já foi aprovado em grandes concursos federais, ele criou um material de fácil e rápido entendimento.
    Espero que ajude a todos.
    Atenciosamente,
    Flamarion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This