concurso público

Quer passar em um concurso público? 6 hábitos que precisam fazer parte da sua rotina

Estudar para concurso público é quase se preparar para uma maratona. É preciso ter fibra para se dedicar regularmente, treinar com muitos exercícios e não perder o foco. Passar em um concurso público requer, além da força de vontade, uma série de hábitos certeiros. 

Ainda mais para quem não tem muito tempo para sentar e estudar. Novas e eficientes estratégias devem ser usadas para correr contra o tempo e conseguir conquistar, a curto prazo, a tão sonhada vaga.

Quer saber como conseguir isso? Acompanhe esse texto e conheça 6 hábitos que devem fazer parte da sua rotina de concurseiro campeão. Confira!

1. Fique longe de distrações

Muita vezes há falta de foco para dar conta do cronograma de estudos. E grande parte dessa perda da concentração é motivada por distrações.

Para evitar isso, durante sua rotina, desligue todos os aparelhos eletrônicos. Nada de televisão e até mesmo o celular. Prefira definir um horário para ver as notícias do telejornal e verificar notificações no telefone.

2. Evite ideias de procrastinação.

Hoje de manhã, você teve um imprevisto e atrasou os estudos programados. Na cabeça já vem aquele ideia: “já que não comecei seguindo o cronograma, vou deixar para estudar amanhã”. Nada disso! Evitar a “dor” é pior ainda!

Comece os estudos mesmo estando atrasado. Para o concurso público, cada instante de dedicação conta. Se der para você repor o tempo perdido, ótimo! Mas se não puder, aproveite o que tem disponível, mesmo que seja pouco.

3. Escolha o material antecipadamente

O dia de estudos vai começar. E você ainda não selecionou o material? Provavelmente vai perder tempo procurando na estante ou no computador aquele conteúdo para estudar.

Faça isso com antecedência! Por exemplo, no fim do dia de estudos, separe um tempo para organizar o material para o dia seguinte.

4. Seja mais objetivo

Existem concurseiros que embarcam no conteúdo. Eles querem pesquisar mais sobre o assunto que estão estudando e, por isso, procuram outros livros e análises. Isso pode parecer bastante interessante intelectualmente. Mas, no mundo dos concursos públicos, a dinâmica é diferente.

Para as provas, você deverá cumprir aquilo que a banca exigiu no edital. Não adianta ter conhecimentos complementares que não vão cair naquele certame. Sendo assim, selecione o que é mais importante daquele conteúdo.

5. Faça provas anteriores

Nem sempre os temas que caem nas provas de concursos são novidades. Pelo contrário! As bancas examinadoras seguem uma tendência de assuntos e abordagens que frequentemente constam nas provas. Mas como saber disso?

Fazendo as provas anteriores, você vai conseguir reparar o que é mais cobrado. Isso ajuda a ver o conteúdo de maneira mais certeira. Além disso, você já se acostuma com o tipo de questão que a banca cobra e aumenta as chances de gabaritar.

6. Persistência para passar em um concurso público

Tem muito candidato que começa a errar as questões, a ver que tem muito conteúdo para estudar e a ficar desanimado. Daí já se iniciam as reclamações e a famosa acusação de que o inferno são os outros.

Na rotina dos estudos, tem que haver persistência. É treinando muito, e até errando, que se consegue fixar o conteúdo. Sendo assim, durante sua rotina de estudos tenha em mente que o caminho pode parecer árduo, mas a vitória logo chega.

Esses são alguns hábitos que você deve ter diariamente para poder passar em um concurso público. É importante também reconhecer que um coaching para concursos pode ser uma boa opção. Já que ele pode trabalhar com você maneiras de melhorar seu rendimento e lhe ajudar a chegar ao objetivo pretendido.

Como você tem se preparado para passar em um concurso público? Quais hábitos você julga fundamentais para um concurseiro de sucesso cultivar? Deixe o seu comentário neste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This