estudar em casa

Precisa estudar em casa e sozinho? 5 dicas para melhorar a aprendizagem

Focar nos estudos para garantir a aprovação em um concurso público é a meta de muitas pessoas, mas nem sempre os estudantes levam adiante o objetivo, já que não conseguem estudar em casa com bom aproveitamento. 

Esse problema, que acompanha milhares de candidatos a cargos nos setores públicos, pode ser resolvido com disciplina e dedicação. 

No post de hoje, preparamos 5 dicas práticas para quem precisa estudar em casa e sozinho. Com o guia a seguir, você poderá melhorar a sua capacidade de aprendizagem.

Acompanhe a leitura!

1. Defina objetivos e faça um planejamento

Antes de atingir um determinado objetivo, é preciso saber aonde se quer chegar primeiro. Conhecer bem as bancas dos concursos, estudar os editais e fazer as provas de processos anteriores são atividades bem recomendadas.

É muito importante que você defina um fluxo inicial de estudos. Esse roteiro pode focar em apenas uma matéria por dia ou até mesmo em uma revisão de todo o conteúdo. Faça um teste e veja a qual modelo você se adapta melhor.

2. Organize o seu tempo e um local para estudar

Estudar em casa requer bastante foco, pois são muitas as opções para distração. Determine um período de estudo diário e procure cumpri-lo à risca.

Não há um número de horas predeterminado, porém, quanto mais tempo você conseguir dedicar aos estudos, mais conteúdo poderá desenvolver. É importante, também, definir um local apropriado, com iluminação adequada e silêncio, para você poder se concentrar totalmente.

3. Faça pausas durante os estudos

Se fechar em um quarto por um longo período, mesmo que seja somente à noite, sem parar de estudar, pode levar o candidato a uma fadiga mental que não contribuirá em nada para o aprendizado. Assim, o estudante pode passar horas lendo, mas sem de fato captar nada.

A sugestão é a seguinte: ao perceber que está cansado, faça um intervalo de 15 minutos, saindo para tomar um pouco de água e respirar um ar fresco. As pequenas pausas ao longo do dia são importantíssimas para você aprender com melhor êxito, além de isso proporcionar mais satisfação na realização da atividade.

4. Utilize técnicas de memorização

Há várias técnicas que facilitam a absorção de conteúdo. Uma bem utilizada é a de ler o texto em voz alta.

Dessa forma, você consegue perceber mais facilmente se está perdendo o foco. Esse método é muito indicado para o estudo de legislação, por exemplo, matéria densa que é presente em quase todos os concursos.

Outra técnica de memorização bem útil é a de vincular conteúdos a algo que lhe traga prazer, como, por exemplo, uma música de seu gosto.

5. Faça anotações sempre

As anotações são grandes amigas de quem estuda em casa para concursos. Com elas, é possível sintetizar o material, fazendo destaques e, assim, direcionando melhor o seu fluxo de aprendizagem.

Tenha com você sempre um caderno ou bloco para fazer anotações relevantes e, como dica, escreva as notas sempre em tópicos, pois isso facilita a leitura. Esse pequeno detalhe pode significar toda a diferença para você obter pontos decisivos nas provas. 

Pronto para estudar em casa com mais qualidade daqui para frente? Como vimos, a aprovação em concurso público demanda empenho e observação a alguns detalhes. Seguindo as dicas acima, você dará um passo importante na conquista do seu objetivo.

Agora, depois da leitura, aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como o do post de hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This