ENEM

Fique por dentro das principais mudanças no ENEM 2017

A partir desse ano, os candidatos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) irão se deparar com algumas mudanças, algumas delas oriundas da consulta pública realizada pelo Inep entre janeiro e fevereiro. E aqui no blog da Tríade, você encontra tudo o que precisa saber para fazer uma prova tranquila e se dar bem no exame.

A principal mudança é que na edição deste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro) e não mais em apenas um final de semana (sábado e domingo).

Além de garantir maior segurança na aplicação, a realização do exame em dois domingos consecutivos normaliza o horário de prova para os sabatistas, que até as edições passadas tinham de esperar até as 19h do sábado para começar a responder às questões.

Fique por dentro das demais mudanças no ENEM a partir deste ano:

REDAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE PROVA

No primeiro domingo de novembro (dia 5/11), serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. No segundo domingo (dia 12/11), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

CERTIFICAÇÃO

O ENEM não poderá mais ser usado para obter a certificação de conclusão do ensino médio. Agora os estudantes que desejarem obter o certificado, deverão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que também é de responsabilidade do Inep.

CADERNO DE PROVA

Os cadernos de prova serão personalizados com nome e número de inscrição do candidato escritos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova. Contudo, o padrão de quatro cadernos de cores diferentes irá permanecer.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Enem 2017 estarão abertas de 08 a 19 de maio e o edital será publicado no dia 10 de abril. O valor da taxa de inscrição passará de R$ 68 para R$ 74.

Para os candidatos que necessitam de atendimento especial ou tempo adicional de prova, deverão fazer a solicitação no ato da inscrição. Fique atento para não perder os prazos!

RESULTADO

O resultado das provas poderá ser consultado pelos candidatos a partir do dia 19 de janeiro de 2018 no site do Inep.

E você, curtiu as mudanças do ENEM a partir desse ano? Conta pra gente nos comentários o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This