ENEM

Fique por dentro das principais mudanças no ENEM 2017

A partir desse ano, os candidatos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) irão se deparar com algumas mudanças, algumas delas oriundas da consulta pública realizada pelo Inep entre janeiro e fevereiro. E aqui no blog da Tríade, você encontra tudo o que precisa saber para fazer uma prova tranquila e se dar bem no exame.

A principal mudança é que na edição deste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro) e não mais em apenas um final de semana (sábado e domingo).

Além de garantir maior segurança na aplicação, a realização do exame em dois domingos consecutivos normaliza o horário de prova para os sabatistas, que até as edições passadas tinham de esperar até as 19h do sábado para começar a responder às questões.

Fique por dentro das demais mudanças no ENEM a partir deste ano:

REDAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DE PROVA

No primeiro domingo de novembro (dia 5/11), serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. No segundo domingo (dia 12/11), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

CERTIFICAÇÃO

O ENEM não poderá mais ser usado para obter a certificação de conclusão do ensino médio. Agora os estudantes que desejarem obter o certificado, deverão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que também é de responsabilidade do Inep.

CADERNO DE PROVA

Os cadernos de prova serão personalizados com nome e número de inscrição do candidato escritos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova. Contudo, o padrão de quatro cadernos de cores diferentes irá permanecer.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Enem 2017 estarão abertas de 08 a 19 de maio e o edital será publicado no dia 10 de abril. O valor da taxa de inscrição passará de R$ 68 para R$ 74.

Para os candidatos que necessitam de atendimento especial ou tempo adicional de prova, deverão fazer a solicitação no ato da inscrição. Fique atento para não perder os prazos!

RESULTADO

O resultado das provas poderá ser consultado pelos candidatos a partir do dia 19 de janeiro de 2018 no site do Inep.

E você, curtiu as mudanças do ENEM a partir desse ano? Conta pra gente nos comentários o que achou!

 

Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This