Curso preparatório e coaching

Entenda a diferença entre curso preparatório e coaching para concurso

Curso preparatório e coaching, qual a diferença? Vida de concurseiro não é nada fácil. Alguns recorrem a variados métodos para conseguir alcançar o tão sonhado cargo público. Há aqueles que se preparam por meio de cursos on-line e apostilas. Outros preferem melhorar sua capacidade de reter o conteúdo e reorganizar suas estratégias.

Nessa árdua busca pela aprovação, há duas importantes ferramentas para preparação que andam confundindo a cabeça de alguns estudantes: curso preparatório e coaching para concurso.

Esses são dois recursos muito distintos. Eles têm finalidades específicas e por isso conseguem resultados próprios. Mas engana-se quem pensa que há problemas por serem utilizados simultaneamente, pelo contrário!

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba o que há de diferente entre curso preparatório e coaching para concurso. Repare como cada um pode ajudar você! 

Quais são as propostas de um curso preparatório?

Oferecido por instituições públicas ou privadas, os cursos preparatórios para concursos públicos apresentam o conteúdo necessário para determinado concurso ou carreira. Eles podem ser oferecidos tanto presencialmente quanto em ambiente virtual. 

Os cursos preparatórios são altamente recomendados para candidatos de primeira viagem. Isso porque algumas disciplinas nunca foram vistas por eles e, com a ajuda dos professores, é possível aprendê-las. Além de ter o suporte para tirar dúvidas e buscar dicas valiosas.

O que é o coaching para concurso?

Metodologias de aprendizado e equilíbrio emocional são alguns dos benefícios do coaching para concursos. Esse método consiste em um treinamento feito por um profissional — o coach — com o concurseiro para conseguir maior eficiência nos estudos.

Esse treino reúne exercícios de memorização, relaxamento, concentração, foco, e técnicas para otimizar o tempo. Por meio dessa orientação, o concurseiro consegue montar um cronograma para o concurso e saber tirar melhor proveito dele.

Além do mais, o coaching para concurso permite que o candidato aprimore seu autoconhecimento. É sabendo sobre si mesmo que se encontra a motivação para continuar os estudos e melhorar o desempenho inclusive na hora da prova.

Curso preparatório e coaching para concurso: qual o melhor?

Adianta muito ter os melhores professores no curso preparatório se você não sabe como se concentrar no que eles falam? Faz muita diferença ter um bom material sendo que você não conhece a melhor estratégia para estudar? Reflita sobre isso!

Os cursos preparatórios não vão isentar você de buscar planejamento para estudar em casa, por exemplo. Afinal, estar matriculado em um deles não garante a sua vaga.

É preciso ter orientação para dar conta das demandas que podem surgir durante os estudos. Uma vez que a rotina do concurseiro deve ser produtiva, com pensamentos positivos para não desistir dessa caminhada. 

Sendo assim, o coaching para concurso pode ser uma boa opção para, inclusive, escolher um curso preparatório mais adequado. Afinal, antes de optar por um programa de matérias, você deverá definir qual o melhor concurso para fazer, com base em seus objetivos pessoais e profissionais.

Percebeu como curso preparatório e coaching para concurso são diferentes? Essas opções podem ser trabalhadas conjuntamente para você ter um melhor desempenho. Saiba que, para passar no concurso, é preciso ter também um ambiente de estudo adequado. Um lugar calmo e sem distrações é ideal para não perder o foco.

E aí, de que maneira você tem se preparado para o concurso público? Qual dos dois recursos é mais adequado para você? Por quê? Conte-nos tudo deixando um comentário neste post!

 

Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This