benefícios da meditação

Confira 3 benefícios da meditação para a vida de concurseiros

Muitos concurseiros ainda desconhecem os benefícios da meditação para um bom desempenho nos estudos.

A vida de quem presta concursos públicos é agitada e demanda um alto nível de disciplina e dedicação. Em meio ao estresse e aos muitos estímulos que desviam a atenção na vida moderna para passar nas provas, é preciso se manter focado nos seus objetivos.

Pensando nisso, explicaremos no post a seguir o que é a meditação de fato, qual o tipo mais recomendado para os estudos e três grandes benefícios que ela traz para a vida do concurseiro. Confira!

O que é a meditação?

Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação não é uma espécie de atividade sobrenatural ou uma indução hipnótica. Ela é, na verdade, um conjunto de técnicas para atingir um estado de extrema concentração e o contato com o momento presente, sendo praticada originalmente pelos seguidores do Budismo. 

Assim, da mesma forma que levantar um peso ou correr são exercícios físicos, meditar é um exercício para o cérebro, muito útil para disciplinar e treinar a mente.

Qual tipo de meditação é o mais recomendado para os estudos?

Assim como existem diversas formas de dança, do balé ao samba, e várias modalidades de atividades físicas, como correr, nadar ou jogar futebol, existem inúmeras maneiras de se praticar a meditação. Elas vão desde a repetição de frases ou mantras até certas formas do Yoga, em que a pessoa aprende a se focar em posições e partes do corpo. 

A mais conhecida de todas e, talvez a mais fácil de ser colocada em prática por qualquer pessoa, é a respiração focada. O que é ótimo, porque ela é também a mais recomendada para os concurseiros e quem deseja ter mais foco nos estudos!

A respiração focada é bem simples. Para praticá-la, basta sentar em uma cadeira ou em uma almofada de meditação, manter a coluna ereta e passar a se concentrar na respiração. É preciso manter o foco na inspiração e na expiração, na sensação do ar entrando e saindo do nariz, e nas reações do seu corpo.

Toda vez que a mente começar a divagar é preciso trazê-la de volta à respiração. É justamente esse exercício de tentar se manter focado que ajuda a treinar a concentração, sendo muito útil para os estudantes!

Quais são os 3 benefícios da meditação para os concurseiros?

Agora que conhecemos mais sobre a meditação, vamos falar sobre os 3 principais benefícios para os concurseiros. Confira!

1. Aumento da concentração e do foco

A meditação é uma das técnicas mais potentes para aumentar o foco e a concentração, ajudando o concurseiro a aprender de forma mais eficiente, evitar distrações desnecessárias e aproveitar mais o seu tempo de aprendizado;

2. Desenvolvimento da paciência e resiliência

Além de muito foco, estudar para concursos requer muita dedicação ao longo do tempo. Nesse sentido, a meditação desenvolve a paciência e a resiliência do concurseiro, pois ajuda a acalmá-lo e a se concentrar no momento presente. 

3. Tranquilização da mente e melhor equilíbrio emocional

Por fim, a meditação ajuda ainda a tranquilizar a mente e a diferenciar os pensamentos válidos dos não válidos, melhorando de forma direta, o equilíbrio emocional das pessoas.

O que achou desses benefícios da meditação para o estudo dos concursos? Se gostou, compartilhe este texto nas redes socais para que os seus amigos também conheçam as vantagens dessa prática!

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