benefícios da meditação

Confira 3 benefícios da meditação para a vida de concurseiros

Muitos concurseiros ainda desconhecem os benefícios da meditação para um bom desempenho nos estudos.

A vida de quem presta concursos públicos é agitada e demanda um alto nível de disciplina e dedicação. Em meio ao estresse e aos muitos estímulos que desviam a atenção na vida moderna para passar nas provas, é preciso se manter focado nos seus objetivos.

Pensando nisso, explicaremos no post a seguir o que é a meditação de fato, qual o tipo mais recomendado para os estudos e três grandes benefícios que ela traz para a vida do concurseiro. Confira!

O que é a meditação?

Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação não é uma espécie de atividade sobrenatural ou uma indução hipnótica. Ela é, na verdade, um conjunto de técnicas para atingir um estado de extrema concentração e o contato com o momento presente, sendo praticada originalmente pelos seguidores do Budismo. 

Assim, da mesma forma que levantar um peso ou correr são exercícios físicos, meditar é um exercício para o cérebro, muito útil para disciplinar e treinar a mente.

Qual tipo de meditação é o mais recomendado para os estudos?

Assim como existem diversas formas de dança, do balé ao samba, e várias modalidades de atividades físicas, como correr, nadar ou jogar futebol, existem inúmeras maneiras de se praticar a meditação. Elas vão desde a repetição de frases ou mantras até certas formas do Yoga, em que a pessoa aprende a se focar em posições e partes do corpo. 

A mais conhecida de todas e, talvez a mais fácil de ser colocada em prática por qualquer pessoa, é a respiração focada. O que é ótimo, porque ela é também a mais recomendada para os concurseiros e quem deseja ter mais foco nos estudos!

A respiração focada é bem simples. Para praticá-la, basta sentar em uma cadeira ou em uma almofada de meditação, manter a coluna ereta e passar a se concentrar na respiração. É preciso manter o foco na inspiração e na expiração, na sensação do ar entrando e saindo do nariz, e nas reações do seu corpo.

Toda vez que a mente começar a divagar é preciso trazê-la de volta à respiração. É justamente esse exercício de tentar se manter focado que ajuda a treinar a concentração, sendo muito útil para os estudantes!

Quais são os 3 benefícios da meditação para os concurseiros?

Agora que conhecemos mais sobre a meditação, vamos falar sobre os 3 principais benefícios para os concurseiros. Confira!

1. Aumento da concentração e do foco

A meditação é uma das técnicas mais potentes para aumentar o foco e a concentração, ajudando o concurseiro a aprender de forma mais eficiente, evitar distrações desnecessárias e aproveitar mais o seu tempo de aprendizado;

2. Desenvolvimento da paciência e resiliência

Além de muito foco, estudar para concursos requer muita dedicação ao longo do tempo. Nesse sentido, a meditação desenvolve a paciência e a resiliência do concurseiro, pois ajuda a acalmá-lo e a se concentrar no momento presente. 

3. Tranquilização da mente e melhor equilíbrio emocional

Por fim, a meditação ajuda ainda a tranquilizar a mente e a diferenciar os pensamentos válidos dos não válidos, melhorando de forma direta, o equilíbrio emocional das pessoas.

O que achou desses benefícios da meditação para o estudo dos concursos? Se gostou, compartilhe este texto nas redes socais para que os seus amigos também conheçam as vantagens dessa prática!

Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This