concurso público

Concurso público: 6 dúvidas mais comuns de quem quer ser concurseiro

Com a taxa de desemprego subindo na iniciativa privada, no Brasil, o ingresso na carreira pública tem se tornado objetivo de vida para muitos brasileiros. O concurso público representa a estabilidade do cargo e, também, a financeira, e as condições mais favoráveis, que isto gera, a longo prazo.

No momento da tomada de decisão, que definirá o rumo de sua carreira, muitas dúvidas surgem, e estão relacionadas a uma preparação adequada e realmente efetiva. Separamos, para você, algumas respostas às perguntas mais frequentes acerca da preparação para concursos públicos, confira!

1. Qual a melhor carreira para escolher?

Isso será definido a partir do seu conhecimento prévio, do seu engajamento e do seu objetivo final. No momento de decidir a sua carreira, tanto para os concursos do Judiciário, quanto do Executivo ou Legislativo é importante considerar, além do aspecto financeiro, questões como interesse pessoal, qualidade de vida e, atualmente, expectativa de privatização.

Se você for advogado, por exemplo, pressupõem-se um conhecimento considerável sobre legislação, o que pode gerar vantagens frente a outros candidatos. Porém, colocando em xeque a supremacia do direito, candidatos de todas as áreas buscam e atingem a aprovação em concursos públicos, através do seu esforço, do seu método e de seu controle emocional.

2. Qual o tempo necessário para estudar por dia?

Novamente, isto será definido a partir da sua disponibilidade. O importante é manter uma rotina diária, com horário determinado para o estudo, evitando as distrações e mantendo o foco.

A dica é definir um planejamento, a partir do edital mais recente, e testar seus conhecimentos, fazendo provas anteriores. Esta é uma excelente forma de entender como determinado conteúdo é cobrado nos concursos. Estude o tempo que puder, mas mantenha uma rotina mesmo que só disponha de uma ou duas horas por dia.

3. É possível se preparar para mais de uma prova ao mesmo tempo?

Sim, já que muitas disciplinas são coincidentes e estão presentes na maioria dos concursos. São elas: português, matemática, informática, direito constitucional, direito administrativo.

Já as específicas, cobradas em menor quantidade, também podem ser afins, principalmente se for de uma mesma carreira. Por isso é tão importante optar por uma carreira e seguir tentando até obter o êxito.

4. Como conciliar o trabalho e os estudos?

Mantenha uma organização nos estudos, estipule metas diárias e aproveite os intervalos do trabalho para analisar materiais curtos, como resumos, esquemas ou mapas mentais. Assim, sobrará tempo para família e para as atividades preferidas, mantendo a vida profissional e a de concurseiro também!

5. Quanto tempo leva para ser aprovado em um concurso público?

Em quanto tempo você conseguirá compreender o conteúdo do edital e como determinado assunto pode ser cobrado? Esta é a sua resposta e ela dependerá da sua dedicação e foco nos estudos, além do método que eleger para estudar.

6. Qual a necessidade de coaching e cursos preparatórios?

Investir na sua preparação é, sem dúvida, o primeiro passo para a aprovação. A profissionalização dos estudantes de concurso público exige, cada vez mais, diferenciais na acirrada disputa por uma vaga. Os cursos preparatórios são específicos para o público concurseiro e oferecem todo o conteúdo abarcado nos editais.

Já o coaching para concursos, abarca um treinamento personalizado e individual, potencializando suas chances de aprovação no concurso público desejado. O trabalho do coach poderia ser considerado um atalho no percurso até o êxito, no qual seus pontos fortes e fracos são analisados e melhorados para que sua preparação seja mais efetiva.

Para obter o sucesso desejado, lembre-se de definir um planejamento, manter o foco e investir em você, através de uma preparação específica. A possibilidade de programar sua vida financeira e pessoal e a tranquilidade que isto pode gerar, para você, recompensará todo o esforço.

E você, gostou dos nossos comentários sobre a vida de concurseiro? Compartilhe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This