estudar para concursos

Como um coach pode ajudá-lo a ter mais disciplina para estudar para concursos?

Ter disciplina para estudar para concursos é uma tarefa difícil, que exige comprometimento, dedicação e um plano bem estruturado. Com a ajuda de um coach, entretanto, é possível tornar essa missão mais simples, facilitando a vida dos concurseiros. 

Para mostrar a importância desses profissionais no sucesso dos candidatos, reunimos abaixo alguns benefícios de ter um coach como aliado. Acompanhe!

Contribui com o rendimento

Um dos principais empecilhos no universo dos concurseiros é o baixo rendimento. E é fácil entender o motivo: conectados praticamente em tempo integral com as diversas redes sociais e com as inúmeras obrigações diárias, eles perdem o foco no estudo.

Além disso, a ansiedade atrelada ao nervosismo não ajuda a manter a qualidade dos estudos. É diante desse cenário que um coach pode auxiliar o candidato, sendo capaz de instruí-lo na adoção de um estilo de vida compatível com esse momento. 

Esse aspecto resultará em uma maior produtividade, contribuindo também na questão da concentração.

Elabora planejamentos eficazes

Claro que cada estudante tem um método específico de estudo, que considera ser o mais adequado com a sua forma de processar as matérias. Mas em alguns casos, o concurseiro elabora um planejamento que não é nada eficiente. 

Por exemplo, o candidato estuda durante horas a mesma disciplina — abordando apenas uma matéria por dia. Essa estratégia é equivocada, pois dificulta o aprendizado e torna o processo de estudos mais cansativo do que deveria ser. 

Nesse contexto, o coach consegue elaborar um planejamento realmente efetivo, ajudando o estudante a organizar melhor os seus horários e matérias.

Ajuda com a motivação

Manter-se motivado durante todo o processo costuma ser uma tarefa árdua. Muitas provas demoram meses e até anos para acontecerem, afinal, o verdadeiro concurseiro começa a se preparar com certa antecedência — bem antes de o edital ser publicado. 

Por isso, é natural ficar um pouco desmotivado no decorrer do tempo. Entretanto, perder o estímulo interfere na qualidade do estudo e, por isso, é preciso criar estratégias para superar essa situação.

Ciente da importância da motivação para os estudos, o coach trabalha com afinco nessa questão. Ele mostra para o candidato que é possível se dedicar sem extremismo.

O concurseiro aprende que não é preciso se colocar no limite para ter bons resultados. Pelo contrário: o ideal é saber aproveitar bem cada minuto, evitando as pressões externas e internas.

Ensina técnicas de estudos

As palavras “macetes”, “bizus” e “dicas” fazem parte do vocabulário dos concurseiros, que costumam trocar informações entre grupos para melhorar a aprendizagem. Mas muitas vezes, essas técnicas são ensinadas erroneamente, prejudicando o processo de estudos. 

Para não ter erro, o coach apresenta aos candidatos todos os detalhes das estratégias mais eficientes para memorizar o conteúdo, ensinando-os a colocar em prática cada uma dessas táticas. 

Esse profissional contribui com aspectos essenciais para obter a desejada aprovação, ajudando o candidato a ter mais disciplina para estudar para concursos. Por isso, não pense duas vezes e conte com essa ajuda que é capaz de extrair o melhor de você!

Gostou do nosso post de hoje? Então deixe o seu comentário e fale sobre a sua rotina de estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This