plano de carreira no setor público

Como funciona o plano de carreira no setor público? Entenda!

Você sabia que, ao ser aprovado em um concurso, é possível ingressar em um plano de carreira no setor público? Em muitos casos, os candidatos a uma vaga em um concurso não sabem como isso funciona na prática ou até mesmo desconhecem a existência desse benefício.

Em nosso artigo, você saberá  como funciona o plano de carreira no setor público e por que ele pode ser bem mais atraente do que as oportunidades oferecidas pelo setor privado:

Entenda o que é estabilidade

Um plano de carreira no serviço público começa com a questão da segurança. Ao realizar um concurso para esse setor, de forma geral, você pode ter a garantia de estabilidade.

A possibilidade está no fato de que, ao realizar um concurso, você deve observar se a carreira que você está buscando oferece um regime estatutário (que garante a estabilidade) ou celetista (aquele que realiza um contrato de trabalho nos moldes da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho).

Descubra qual o melhor regime de contratação

Conforme explicamos anteriormente, o regime estatuário é aquele que garante a estabilidade no serviço público. Sendo assim, é considerado a melhor opção, visto que, ao ser aprovado, você passará a ocupar um cargo público. 

No regime celetista, você será um empregado público, sem a garantia constitucional da tão desejada estabilidade.

Entretanto, ainda sim, você poderá ingressar em um plano de carreira e ter mais vantagens do que no setor privado, visto que, mesmo sem a garantia da estabilidade, dificilmente um empregado público será dispensado sem fortes justificativas.

Veja como funciona o plano de carreira no setor público

O primeiro passo para entender como funciona o plano de carreira no setor público é perceber as diferenças entre os concursos que estão em aberto ou foram homologados recentemente.

Para compreender melhor esse conceito, basta comparar os editais de concursos em geral, onde serão oferecidas remunerações diferentes, mesmo para funções parecidas e que exijam o mesmo grau de escolaridade.

Embora os editais possam trazer detalhes sobre o plano de carreira e até mesmo cobrar esse conteúdo nas provas, é importante verificar que, de modo geral, os órgãos possuem um estatuto próprio, onde informam com mais detalhes como funciona o plano de carreira naquela instituição.

Saiba o que é progressão funcional

A progressão funcional é um termo que está diretamente ligado ao plano de carreira no setor público. Em outras palavras, o órgão ou empresa pública pode oferecer aos seus servidores e empregados a possibilidade de ter aumentos salariais de acordo com tempo de serviço prestado.

De forma geral, o servidor poderá progredir automaticamente a cada período de tempo, como, por exemplo, a cada três anos de serviço.

Isso não significa que ele ocupará outra função dentro do serviço público, mas que será melhor remunerado. A progressão pode estar condicionada a critérios próprios, como uma avaliação de desempenho satisfatória. 

E você, já sabe qual concurso deseja fazer para conseguir um bom plano de carreira no setor público? Já está estudando para algum específico ou ainda vai iniciar a sua preparação? Conte para a gente fazendo um comentário em nosso post!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This