coaching para concursos públicos

Coaching para concursos: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens

A rotina diária cada vez mais estressante e as muitas distrações da tecnologia fazem com que os métodos tradicionais de estudo já não sejam tão mais eficientes. Aliado isso com a insatisfação das pessoas no emprego atual e com alta concorrência dos concursos públicos, vem aumentando também a demanda por um novo tipo de serviço: o coaching para concursos públicos. 

Sendo uma profissão recente, ainda restam muitas dúvidas que precisam ser respondidas e ideias falsas que precisam ser revistas. Mostraremos a seguir o que é, como funciona e quais as vantagens do coaching para concursos.

O coaching para concursos 

A ideia de coaching surgiu, na verdade, nos Estados Unidos na área esportiva. Coach, em inglês, significa técnico, ou seja, um profissional com vasta experiência cujo objetivo é treinar uma equipe ou um atleta num determinado esporte. 

O coach, então, é um especialista que sabe identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, montar treinos personalizados e motivar emocionalmente o atleta quando esse está desmotivado.

O conceito, nos dias atuais, ampliou-se. Percebeu-se que não eram só os técnicos esportivos que poderiam melhorar as performances, tanto coletivas e individuais. Profissionais qualificados de diversas linhas de trabalho podem dar treinamentos e assistências a pessoas que queiram se aprimorar e se aperfeiçoar nas suas habilidades e talentos.

Nesse contexto, o coaching para concursos é um serviço personalizado que visa melhorar o rendimento dos concurseiros na prova e é destinado principalmente para aqueles que têm uma rotina diária estressante, não possuem muito tempo disponível para estudar e tem dificuldade em se planejar, manter o foco e a disciplina.

Como funciona o coaching

O funcionamento do coaching para concursos é bem simples e, de fato, assemelha-se ao treinamento esportivo. O cliente (coachee) entra em contato com o profissional (coach) e apresenta a ele a sua situação atual, os seus objetivos, as suas dificuldades e facilidades específicas na hora de estudar.

A partir disso, o coach monta um planejamento de estudos de forma conjunta com o seu cliente, estipulando metas de curto, médio e de longo prazo, além de criar incentivos e punições que ajudem o concurseiro a se focar e a cumprir seus objetivos. Além disso, o coach corrige maus hábitos de estudo e ensina várias técnicas eficientes para que a pessoa tire melhor proveito do seu tempo e dedicação.

Em todas as semanas são marcadas sessões de encontro com o cliente para verificar o seu progresso, as suas facilidades e as dificuldades enfrentadas. O coach dá feedback imediato ao coachee para que ele consiga manter-se focado no que é realmente necessário. 

O coach tem, portanto, um pouco de treinador, um pouco de professor e um pouco de psicólogo.

Vantagens do coaching

O coaching para concursos tem diversas vantagens. Num cenário de aumento na concorrência nos concursos públicos, contar com um profissional especializado e com ampla experiência na área é um diferencial enorme em relação aos outros concurseiros.

O coach ajuda no planejamento dos estudos, criando com o cliente metas especificas, além de montar com ele um cronograma de estudos semanal, que é revisto e melhorado a cada sessão. Com isso, a organização dos estudos é garantida, aumentando a satisfação do concurseiro, além de motivá-lo a estudar mais e de forma mais eficiente. 

Além dos estudos, o coach auxilia também no equilíbrio emocional do concurseiro, ensinando-lhe métodos para aliviar a ansiedade na hora da prova e incentivando-o em momentos de dificuldade.

Serviço perfeito para quem tem pouco tempo, enfrenta uma rotina cansativa, mas ao mesmo tempo quer contar com um serviço de primeira linha, personalizado e de baixo custo.

Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre coaching para concursos? Então, não deixe de nos seguir no facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This