ambiente de estudo

Ambiente de estudo: saiba como manter a organização e evitar distrações

Criar um ambiente de estudo ideal para aproveitar melhor o seu tempo, é um cuidado tão importante quanto as técnicas e materiais que você utiliza para alcançar um objetivo.

Afinal, passar em um concurso público ou processo seletivo para ingresso no ensino superior são metas que exigem que os candidatos saibam eliminar distrações e promover uma melhor retenção de conhecimento. 

Quer saber como criar o ambiente de estudo ideal para suas necessidades? Confira as dicas que listamos para você começar a colocar em prática hoje mesmo!

1. Elimine possíveis fontes de distração 

Quando você estuda em um cômodo da casa com acesso a um televisor e um videogame, qual a probabilidade de parar o que está fazendo e recorrer a essas formas de entretenimento quando se sentir entediado?

Para evitar que isso ocorra, remova esses aparelhos e outras fontes de distração do seu local de estudo, deixando acessível apenas o que é necessário.

Também evite deixar folhas de anotação, livros e outros materiais jogados pelos cantos ou acumulados na mesa em que você estuda. Isso prejudica a produtividade e tira o foco do que é importante toda vez que for necessário procurar por algo para dar segmento à sessão de estudo. 

Fazer uma limpa e organizar tudo em estantes e gavetas ou pastas para saber onde encontrar quando precisar de cada material é sempre uma ótima maneira de manter o ambiente limpo e livre de distrações. 

2. Sinta-se confortável em seu ambiente de estudo

Tendo em vista que uma sessão de estudo pode significar horas em frente a um computador ou em uma mesa com livros e apostilas, é fundamental que nesse período você se sinta confortável para ter uma rotina produtiva.

A melhor maneira de garantir isso é utilizar um mobiliário que permita manter uma postura ereta, que, entre uma série de benefícios, permite que o oxigênio flua mais livremente pelo corpo, melhorando a circulação e a capacidade de concentração em uma tarefa. 

Outra dica importante é posicionar seus móveis para aproveitar melhor a iluminação natural de maneira que a mão com que você escreve não a bloqueie, além de evitar alguns incômodos, como a luz do sol refletindo no monitor do computador nos horários em que você precisa estudar.

3. Diminua a influência do ruído 

Nem sempre é possível reproduzir em casa o silêncio tão característico encontrado em ambientes voltados para o estudo e leitura, como bibliotecas e livrarias.

Apesar disso, você pode traçar estratégias para reduzir a influência do ruído externo ou do barulho produzido por outras pessoas que moram na sua casa quando isso atrapalha.

Há estudantes que optam pela música como alternativa. Não deixa de ser uma boa pedida, mas vale destacar alguns cuidados que você deve levar em conta se quiser adotar essa solução. 

O primeiro deles é evitar o uso de fones de ouvido, pois eles reduzem a capacidade de reter novas informações.

Já o segundo e não menos importante, é dar preferência a músicas clássicassons da natureza e outras melodias instrumentais, uma vez que canções que você conheça ou consiga entender a letra podem fazê-lo perder o foco. 

4. Use a tecnologia para evitar a procrastinação

Com todos os recursos oferecidos através da tecnologia e plataformas digitais, é inevitável que você saiba usar aparelhos como computador e smartphone como aliados para atingir seu objetivo.

Mas para evitar tentações, como acessos constantes nas suas redes sociais ou checagem de e-mail durante os estudos, procure estabelecer regras e horários para fazer o uso desses aplicativos e sites. 

Que tal fazer isso com extensões e aplicativos que ajudem a gerenciar o tempo que você gasta na internet?

Alguns deles como o AppBlock, por exemplo, são capazes de bloquear temporariamente o uso de redes sociais, também desativando as notificações sonoras que podem ser uma distração e tanto. 

Outros, como o Brain Focus, permitem medir sua produtividade e gerenciar o tempo em que você começa e termina uma tarefa, estabelecendo pausas para descanso entre períodos de 25 minutos. 

Gostou do artigo? Agora que você já sabe como organizar o seu ambiente de estudo, aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sempre atualizado e receber nossas dicas para se dar bem em concursos! 

 

Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This