produtividade nos estudos

Alimentação e produtividade nos estudos: saiba como hábitos saudáveis podem te ajudar

Quem se dedica aos livros e apostilas vive buscando soluções para aumentar a produtividade nos estudos. Por exemplo, pesquisa-se sobre métodos de gestão de tempo e organização do conteúdo. Mas muita gente se esquece de que uma boa alimentação é um hábito que precisa também fazer parte da rotina.

Os nutrientes certos e consumidos em determinado período na fase de estudos podem garantir um bom desempenho cognitivo. Incluindo o nutriente adequado na dieta, vai ser possível aprender mais e melhor.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e descubra quais alimentos são essenciais nas 3 fases de preparação para provas ou concursos. Confira!

1. Alimentação durante os estudos para a prova

Não adianta começar a se alimentar adequadamente um dia antes da prova. O desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas exige tempo e por isso uma boa alimentação deve ser aplicada o quanto antes.

Sendo assim, quando você iniciar os seus estudos procure incluir na sua dieta ingredientes com altos níveis de vitamina B6. Essa substância auxilia na eficiência das conexões cerebrais e pode ser encontrada na carne de frango, em cereais integrais e na banana.

Também é preciso estimular a memória. Uma vitamina essencial para gerar esse benefício é a colina. Essa substância está presente na gema do ovo. Ela é fundamental para a formação de fosfolípidos, componentes de todas as membranas celulares e essenciais para a formação da memória.

2. Alimentação na semana de prova

A alimentação na semana de uma prova deve garantir que o cérebro mantenha conexões mais ágeis. Afinal, há pouco tempo para aprender algo novo e é preciso relembrar o que se estudou. 

Para tanto, é interessante incluir na alimentação os ácidos graxos poli-insaturados. Essas substâncias ajudam a regular a energia no cérebro e aumentam a rapidez com que uma informação é transmitida entre as células nervosas. Você pode encontrar esse potentes componentes na linhaça, no azeite e no óleo de canola.

Outra característica importante nos dias que se antecedem as provas é não perder o foco. Geralmente, os sinais de cansaço e ansiedade começam a aparecer, e a alimentação deve ser usada para equilibrar esses efeitos.

Para tanto, uma recomendação é consumir chá verde. Ele tem propriedades que aumentam a concentração e tem efeito mais prolongado do que o café. Deve-se evitá-lo ingerir antes de dormir para não perder o sono.

3. Alimentação no dia da prova

Ansiedade, nervosismo, tremedeira e fraqueza física. Essas são algumas manifestações na mente e no corpo de muitos estudantes no dia da prova. Para ficar mais tranquilo e ter energia, o ideal é caprichar no café manhã. Recomenda-se comer frutas com aveia, pão integral e um ovo caipira.

Para o almoço, e geralmente a última refeição antes da prova, não fugir do tradicional arroz com feijão. Pode-se ingerir uma carne magra ou peixe. Também é importante fazer um prato de salada com brócolis, tomate, alface e couve-flor, por exemplo.

Durante a prova, é bom ingerir um doce ou barra de chocolate. O açúcar ajuda a regular a ansiedade e fornece energia para o cérebro funcionar bem.

Essas foram algumas dicas para melhorar a produtividade nos estudos por meio da alimentação. É essencial também que você faça a ingestão de água regularmente durante os estudos. Ela é vital para o bom funcionamento do nosso organismo. Deixe uma garrafinha na mesa de estudos para não esquecer de se hidratar.

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Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

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