concurso público

Afinal, vale a pena fazer concurso público durante a crise?

Anualmente, milhões de brasileiros decidem prestar um concurso público. Altas taxas de desemprego, falta de oportunidades na iniciativa privada e concorrência acirrada estão entre as justificativas plausíveis para essa escolha.

A carreira pública continua sendo uma excelente escolha e por esse motivo tem uma grande quantidade de candidatos.

Mas e a crise? Terá ela algum efeito na carreira pública? Será ainda um bom negócio prestar um concurso público durante a crise?

Confira a seguir 5 razões pelas quais acreditamos que sim, vale muito a pena!

5 razões para prestar concurso público durante a crise

1. Estabilidade

A mais famosa das vantagens da carreira pública, a estabilidade, atrai a grande maioria dos candidatos.

A impossibilidade de ser demitido sem justa causa traz muita tranquilidade, segurança e possibilidades de planejamento financeiro e da carreira.

Independentemente das condições econômicas do país, instabilidade política ou qualquer outro motivo de insegurança para os milhões de brasileiros, a estabilidade no serviço público continua firme.

Portanto, passar em um concurso público é o primeiro passo para a realização profissional sem sobressaltos.

2. Benefícios

O funcionalismo público conta com benefícios diferenciados em relação à iniciativa privada. A pouca flexibilidade característica da gestão dos órgãos públicos mantém os níveis de benefícios tais como alimentação, assistência à saúde, refeição e licenças, ainda que sem remuneração, acima da média de mercado.

Portanto, como salário direto não é tudo que importa em um emprego, as condições permanecem muito atraentes devido aos benefícios indiretos.

3. Possibilidade de especialização e progressão

Com horário reduzido em comparação às empresas privadas, ficará mais fácil se planejar para aquela especialização que faz parte do sonho na carreira.

A maioria dos órgãos possui carga horária menor que as empresas privadas e o horário deve ser seguido à risca.

Essa característica permite estudos regulares presenciais ou online, na constante busca por conhecimento que abrirá portas tanto na função exercida quanto na hora de te preparar para ter um diferencial em outro concurso que você deseja prestar.

Outra vantagem considerável é a possibilidade de uma licença sem vencimentos, por períodos mais longos, que possibilitará uma especialização em outro país, proporcionando-lhe maior reconhecimento e voos mais altos.

4. Melhores condições de salários e aposentadoria

É fato que os salários do funcionalismo público são, na média, mais altos que os do mercado. Com o horário reduzido, o valor por hora tende a ser ainda mais alto.

Uma vez aprovado e já na função escolhida, você poderá contar com aquela renda mensal de maneira vitalícia, sem a possibilidade de sustos no futuro, e ainda com aumentos reais de salário, em virtude de anuênios e outras particularidades do plano de cargos e salários específico do órgão onde você estiver prestando serviços.

Outro grande benefício é a possibilidade de se aposentar com remuneração melhor que a prevista pela Previdência Social.

Há alguns anos, o servidor público tinha a garantia de se aposentar com o mesmo salário de sua função, inclusive com os mesmos reajustes.

Por questões óbvias de problemas da Previdência, essa situação mudou. Mas o funcionário pode contribuir para a complementação de seu salário, garantindo uma aposentadoria mais tranquila.

5. Independência de fatores externos

Tudo que você precisa para ingressar na carreira pública é passar em um concurso classificado dentro do número de vagas disponíveis no Edital. Se o Edital contiver mais alguma exigência, tal como teste físico, psicológico ou outra, isso deve ser avaliado antes da inscrição.

Mas fato é que para se tornar um funcionário público só depende de você. Se alguns modelos de curso não são exatamente o que você gostaria de fazer, muitas pessoas têm obtido sucesso com o coaching para concursos.

Sem mais entrevistas, indicações ou perda de vagas para alguém melhor relacionado com o entrevistador ou diretor da empresa.

Estude, estude e estude. Busque orientação correta de profissionais. Tenha disciplina, força de vontade, determinação e um plano de estudos.

Organize-se — afinal, estamos falando de uma carreira para toda a vida!

E então? Viu como vale a pena fazer concurso público durante a crise? Nosso post o ajudou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This