escolher a profissão

Acerte o alvo: 4 fatores para considerar ao escolher a sua profissão

Escolher a profissão é uma tarefa complicada que exige do estudante autoconhecimento. Afinal, essa é uma decisão que diz respeito sobretudo ao seu futuro. Por isso, é preciso levar em consideração alguns fatores externos e internos, que garantam, assim, mais confiança durante o processo de decisão.

Para ajudar aqueles que se encontram nesse momento crucial da vida, elencamos abaixo quatro aspectos que merecem atenção redobrada. Assim, será possível decidir qual caminho seguir sem arrependimentos no futuro. Confira:

1. Habilidades e aptidões

Não há como escolher uma profissão para a qual o indivíduo não possui o mínimo de afinidade ou não apresente as habilidades necessárias para exercer com excelência a função. Portanto, antes de tomar a decisão, é fundamental analisar quais são as aptidões necessárias e se certificar de que as possui. 

Vale destacar que as habilidades podem, sim, ser aprendidas e aprimoradas. Porém, o estudante precisa ter disposição e o mínimo de interesse no processo de aprendizagem para adquiri-las. Portanto, antes de seguir para o próximo passo, verifique com atenção esse fator. 

2. Mercado de trabalho

Existem áreas que estão em constante expansão, o que aumenta a demanda de profissionais. Em contrapartida, há algumas carreiras que já estão saturadas, apresentando pouca oferta de serviço.

Diante desse cenário, é preciso estudar e entender melhor a carreira desejada. Verifique, entre os vários aspectos que interferem diretamente na profissão, qual é:

  • a expectativa do setor para os próximos anos;
  • o índice de empregabilidade;
  • a taxa de concorrência.

Outro ponto que pode ser observado é a remuneração. Pesquise qual o salário médio destinado a tais profissionais, verificando se eles são valorizados e reconhecidos no mercado. 

3. Decisão própria para escolher a profissão

Não são raros os casos em que o estudante leva em consideração a vontade dos pais para escolher a carreira. Essa atitude é um verdadeiro erro. Afinal, quem vai enfrentar cada obstáculo e ainda exercer a função é o próprio estudante.

Então, por mais que conselhos sejam bem-vindos, o indivíduo deve ter em mente que a decisão final cabe somente a ele. Não se deve optar por uma graduação e, consequentemente, por uma carreira que não o agrada em nada.

Claro que isso não significa que os pais e amigos próximos não possam dar opinião e até sugestões. Mas é fundamental, nesse momento, saber que quem realmente define a profissão é o futuro universitário.

4. Obstáculos e dificuldades

É necessário compreender que certas carreiras exigem mais dos profissionais. Não só na questão financeira, mas também de dedicação. Medicina, por exemplo, é um curso com alto custo — mesmo para aqueles que obtêm aprovação em uma universidade federal — e demanda quase que tempo integral do graduando. 

Além do mais, em certas áreas, é mais difícil obter colocação no mercado. E, para se destacar, o profissional precisa apostar em especializações e cursos extras, que garantem um diferencial maior. 

Portanto, antes de escolher a profissão é primordial analisar todos os fatores que interferem — ainda que indiretamente — na carreira. Após observar cuidadosamente todos esses aspectos, você estará mais preparado para se decidir. A partir de então é só manter o foco nos estudos

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas de como turbinar sua carreia e conquistar aquele emprego público? Então, siga a gente no Facebook e Youtube.

Alexandre Bento

Especialista em preparação de alto desempenho para concursos e vestibulares, ministrando cursos e palestras acerca do tema.

Nomeado em 15 cargos públicos efetivos e atualmente é Analista da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, na área de Orçamentos públicos.

Cocriador do Método Tríade de Coaching de Concursos, Vestibulares e Enem.

Criador do canal Meu Estudo, que traz o melhor conteúdo de Técnicas de Estudo, motivação e ferramentas para potencializar seus estudos.

Criador do canal Minhas Questões de Concursos, que traz questões comentadas de concursos públicos.

Criador do canal Minhas Questões ENEM, que traz questões comentadas do ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This