concurso público

6 vantagens incontestáveis do concurso público!

A carreira em órgãos federais, estaduais e municipais faz parte dos objetos de desejo de muitos brasileiros. E a explicação disso são as vantagens, extremamente, atrativas.

Nos tópicos a seguir você descobrirá alguns dos benefícios incontestáveis do concurso público e a importância de se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos!

1. A estabilidade

Uma das vantagens, mais atrativas de um concurso público, é a estabilidade que ele proporciona, garantida pela Constituição Federal. Ao contrário da iniciativa privada, em que você pode ser demitido a qualquer momento e por qualquer motivo, no serviço público, após 3 anos de efetivo exercício, é garantida a segurança no cargo.

Ou seja, o funcionário só é demitido — após uma sentença judicial, resguardado o direito ao contraditório e a ampla defesa — caso cometa uma falta grave, estabelecida no seu próprio Estatuto ou Regimento, correspondente ao seu cargo.

2. A remuneração

A remuneração é um quesito significativo que atrai milhares de candidatos para os cargos públicos, todos os anos. As pessoas, que possuem apenas o diploma de ensino médio, podem chegar a ganhar, em concursos disputadíssimos, mais de R$ 10 mil mensais.

Já para os graduados em Direito a remuneração pode chegar, dependendo do cargo, ao Teto Constitucional — definido de acordo com a remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF.

3. A inexigibilidade de experiência

Independentemente da idade ou da experiência profissional prévia, qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga nos órgãos públicos. Isso porque, a única coisa levada em consideração, na maioria dos concursos, é o resultado da prova realizada e a, posterior, lista de classificados. Isso significa que tanto jovens, quanto pessoas mais experientes, podem ser efetivadas como funcionário público.

4. A qualidade de vida

Os funcionários públicos possuem uma carga horária fixa, determinada no edital do concurso, e raramente cumprem horas extras, o que difere da realidade dos empregados da iniciativa privada. É possível, inclusive, se aperfeiçoar ou estudar algo novo, que lhe desperte o interesse. Além disso, em determinados órgãos públicos há, além das férias, recessos no final de ano, por exemplo.

Isso contribui para que o funcionário tenha mais tempo para passar com a família, planejar viagens, desfrutar de hobbies, diminuindo, assim, o índice de estresse e aumentando sua qualidade de vida.

5. As facilidades financeiras

Precisa de dinheiro para comprar uma casa melhor, trocar de carro ou fazer aquela viagem dos sonhos? Os concursados têm a garantia de uma remuneração fixa, além da estabilidade funcional, o que significa uma vantagem para realizar empréstimos em bancos e instituições financeiras.

A possibilidade de conseguir melhores condições nos financiamentos, também é um fator muito atraente.

6. Como se preparar para um concurso público?

O preparo exigido, para alcançar a aprovação, começa na decisão de seguir a carreira pública. Além das vantagens que ela oferece, é importante que o desejo de contribuir para o desenvolvimento do país e para otimizar os serviços oferecidos à comunidade seja legítimo.

Decisão tomada, é hora de estabelecer um plano e um método de estudos, além de planejar uma maneira de controle emocional, ponto fundamental para demonstrar plenamente, na prova, o conhecimento adquirido durante os estudos. Para tanto, você tem dois caminhos a seguir:

Caminho solitário

No qual, você estuda a partir de livros, apostilas, internet, vídeoaulas focados em concursos públicos. Geralmente, este caminho, leva muito mais tempo para alcançar o êxito, pois o estudo solitário pode gerar desmotivação e, consequentemente, menos horas de estudo, o que dificulta a árdua tarefa da nomeação ao cargo almejado.

Caminho com um coach

Um coach especializado equivale a um atalho para alcançar a aprovação no concurso público. É uma forma mais eficaz na sua preparação, pois mostra o caminho mais curto. Este atalho oferecido pelo coach, significa o planejamento, a metodologia e as táticas de controle emocional específicas para você.

Além disso, interage de forma a cobrar as tarefas realizadas, aumentando seu foco e não permitindo que você desanime.

E você, já tomou a decisão de seguir a carreira pública? Enriqueça a discussão, deixando seu comentário sobre o que o motiva para prestar um concurso público e qual o caminho que escolheu seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This